Gravidez precoce no Brasil atual

Tema: Gravidez precoce: um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/02/2020
Nota tradicional: 320
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil atual, os jovens costumam a ser rebeldes, e muitas vezes costumam a sair da linha, causando problemas e entrando em situações complicadas e constrangedoras (Evite esse tipo de construção), e uma dessas situações, (Sem vírgula) é a gravidez na adolescência. (Reelabore as discussões. Apresente a tese

Antigamente, era comum as pessoas terem filhos muito cedo, pois isso não afetava tão drasticamente a vida do casal e a dos familiares (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia), assim como na cultura indígena, que com 13 anos de idade, (Sem vírgula) uma menina se torna uma mulher e já pode, ou, (Sem vírgula) deve (Vírgula) ter filhos. (Reveja a discussão. Reelabore e desenvolva de acordo com o tema proposto)

Porém, a idade mínima, emposta  imposta pela sociedade, para que uma pessoa possa ter filhos (Vírgula) é de 18 anos, quando ela se torna um adulto e deve assumir total responsabilidade pela suas ações, assim como pela sua vida, focando ainda mais nos estudos, para que possa ter uma profissão melhor, ou então, já começar a trabalhar, para que possa pagar ou ajudar nas despesas de casa. (Não compreendeu o tema proposto. Reelabore e articule mais as discussões apresentadas)

O problema é que, (Sem vírgula) quando um casal tem filhos antes dessa idade, isso é considerado gravidez infantil (Reveja a seleção lexical), o que é mal visto pela sociedade, tornando isso uma situação desagradável para o casal e seus familiares, pois estarão sendo julgados pela sociedade, e isso, pode fazer com que o casal fique muito deprimido, principalmente a "mãe", que pode acabar entrando em depressão, devido a tal situação. (Evite esse tipo de construção. Reelabore as discussões apresentadas)

Além disso, muitos jovens largam a escola, (Sem vírgula) para poderem trabalhar e sustentar o futuro filho, prejudicando todo o seu futuro acadêmico e, (Vírgula) provavelmente, a sua vida adulta também, fazendo com que não consigam obter a vida satisfatória que queriam. (Abordagem superficial do tema. Reelabore)

Portanto, os pais e profissionais devem orientar e prevenir os jovens (Proposta superficial), fazendo com que usem métodos contraceptivos, prevenindo a gravidez, além de doenças como a ais (Apresente e desenvolva a sigla), por exemplo. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 320 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos