Gestação Juvenil

Tema: Gravidez precoce: um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/02/2020
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É chamada de gravidez precoce, (Sem vírgula) a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que estão em pleno desenvolvimento dessa fase de vida (Reestruture para melhorar a construção de sentido). Esse tipo de gravidez em geral não é nem planejada nem desejada, ela simplesmente acontece geralmente em relacionamentos aleatórios (Abordagem superficial). A adolescência é uma fase conturbada na maioria das vezes em razão das descobertas, das ideias contrárias aos pais e irmãos, ou ainda, devido à formação da identidade (Reformule essa ideia). Nessa fase, geralmente, há as primeiras descobertas (Vírgula) ou ainda os primeiros relacionamentos, assim, (Sem vírgula) o adolescente fica exposto e pode ou não seguir os caminhos certos. (Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)

A adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas (Vírgula) podem acarretar sérias consequências para todos os envolvidos, casal de namorados e família, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois não estão prontos para lidar com as crises e conflitos que o problema pode gerar (Abordagem superficial do tema). Os adolescentes nem sempre estão preparados emocionalmente e nem financeiramente para assumir tal responsabilidade (Reformule essa discussão). Por isso, a incidência de adolescentes com depressão é bem alta entre os adolescentes que passaram por esse problema tão sério. (Abordagem superficial do tema)

A gravidez precoce pode estar relacionada com à diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica ou ainda baixa autoestima dos adolescentes. Somado a isso, a falta de orientação sexual. Outro fator é a mídia, ela pode ser que a grande vilã para o aumento dos índices seja, pois passa aos jovens a intenção da sexualidade muito forte nos programas, com incentivo a libido, a beleza e a liberdade sexual. Contudo, aliado a fase comum de fazer tudo por impulso e sem pensar nas consequências, pode aumentar ainda mais a incidência juvenil. (Reformule a discussão apresentada)

Pensando (Reveja a seleção lexical) nisso, (Sem vírgula) que os adolescentes precisam cada vez ficar mais antenados as informações repassadas, pois essa fase da vida pode guardar muitas descobertas, mas também grandes obstáculos a serem combatidos. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos