Gravidez na adolescência: situação inesperada

Tema: Gravidez precoce: um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/02/2020
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada ano cerca de um milhão de adolescentes engravidam sem desejar (Articule mais essa discussão). Isso vem se tornando um problema cada vez mais grave em vários países. (Reelabore as discussões iniciais. Apresente a tese)

A gravidez inesperada acaba pegando vários jovens de surpresa e mudando totalmente os planos destes (Reelabore e melhore a construção de sentido). Há muitos que são surpreendidos com a gravidez em uma fase que não estão preparados para o nascimento de um filho (Abordagem superficial). A desinformação e a fragilidade da educação sexual são também questões problemáticas, já que, muitas vezes, a falta de informação levam jovens a engravidar muito cedo. (Abordagem superficial do tema)

Cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas, não se pode esquecer que um filho não é feito por uma só pessoa. (Reformule essa ideia) O rapaz não pode se eximir da parcela de responsabilidade sobre a gravidez e criação do bebê. Isso gera diversas mudanças na vida de ambos, já que é preciso passarem por uma difícil adaptação a uma situação imprevista e inesperada. (Reestruture e desenvolva a discussão de acordo com o tema proposto)

Portanto, é preciso o acesso dos jovens a educação sexual integrada e compreensiva, assim como a conscientização e a orientação para o uso de contraceptivos, estes fatores são as principais formas de diminuir a gravidez na adolescência. (Reformule. Apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos