A Educação Sexual é a chave

Tema: Gravidez precoce: um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/02/2020
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“Sex Education” é uma série televisiva quem como pauta principal  (Problemas na construção de sentido) a educação sexual dos adolescente no ambiente escolar, através dos alunos Otis e Maeve (Reelabore e desenvolva a discussão apresentada). Fora da ficção, o assunto sexo ainda é tabu na sociedade, no ambiente familiar e escolar. (Reelabore as discussões iniciais e desenvolva de acordo com a estrutura do texto)

Por causa desse tabu, os adolescentes iniciam sua vida sexual sem nenhuma orientação e essa desinformação pode trazer sérias consequências, como uma gravidez precoce (Melhore o desenvolvimento dessa discussão para evitar uma abordagem superficial). Dados de 2011 (De onde?), (Sem vírgula) mostram um índice de 2.913.160 nascimentos, sendo que 533.103 nascidos são de meninas de 15 a 19 anos (Vírgula) e 27.785 de meninas de 10 a 14 anos. (Abordagem superficial do tema proposto)

Outro impacto que essa desinformação traz para a vida do adolescentes são os problemas de saúde durante ou pós-parto (Vírgula) e os problemas psicológicos como uma depressão, além do impacto socioeconômico, já que muitas dessas meninas não terminam seus estudos (Vírgula) dificultando seu acesso ao mercado de trabalho. (Discussões superficiais. Reelabore as discussões apresentadas)

Portanto, cabe ao governo, à mídia, a escola e à família orientar e educar esses adolescentes (Discussão superficial). O governo junto com a mídia criarem campanhas abordando o assunto para serem transmitidos através dos meios de comunicação. (Problemas na construção de sentido) Além disso, a criação de cartilhas informativas sobre a saúde feminina e métodos contraceptivos que seriam distribuídos nos Postos de Saúde. (Não compreende a estrutura do texto)

No que se refere à escola, inserir em sua grade curricular a disciplina de Educação Sexual, (Sem vírgula) a partir do 7° ano do ensino fundamental, que tem como objetivo esclarecer e informar os adolescente para uma vida sexual segura (Problemas na construção de sentido. Reestruture a discussão apresentada). Por sua vez, os pais conversarem com seus filhos sobre o assunto abertamente, além de ouvi-los e tirarem suas dúvidas. Então, só assim, será possível reduzir os altos índices de gravidez precoce entre os adolescentes. (Reelabore)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos