Educação sexual

Tema: Gravidez precoce: um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/02/2020
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma situação que se mostrou alarmante no cenário brasileiro é a gravidez na adolescência (Reelabore essa ideia). Inúmeras jovens, principalmente em regiões subdesenvolvidas (Desenvolva mais essa ideia), acabam engravidando antes de atingir a maioridade ou estar preparadas para a maternidade, tanto financeira quanto psicologicamente. (Problemas na construção de sentido. Reelabore as discussões iniciais. Apresente a tese)

Indiscutivelmente (Evite ideia de primeira pessoa), existem divergências exponenciais entre a porcentagem de adolescentes grávidas advindas de famílias abastadas (Reelabore essa ideia) e as gestantes de situação financeira carente, já que as consequências de uma gravidez são muito melhor discutidas com meninas que tenham condições de ensino e educação com uma qualidade superior. (Reestruture as ideias apresentadas. Delimite e articule mais os fatos apresentados)

Adjunto disso vem a questão cultural nas regiões emergentes e subdesenvolvidas, onde  (Use pronomes relativos) ter muitos filhos é motivo de orgulho (Reelabore a abordagem dessa discussão). Aliás, com a quantidade de informações ao  as qual quais os jovens têm livre acesso, a exposição a conteúdo sexual é facilitada, o que abala a mentalidade naturalmente fragilizada dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade).

Em contrapartida, se faz faz-se necessário observar a disponibilização de contraceptivos de fácil acesso que existe atualmente e acaba sendo ignorada (Reelabore essa discussão). Aliado a isto, iniciativas de mídia como mídias voltadas ao público jovem que tratem das consequências e riscos da relação sexual desprotegida são provados cruciais, como é o exemplo da série "Sex Education". (Problemas na construção de sentido. Reelabore as discussões apresentadas)

Por conseguinte, o quadro observado pode ser revertido com uma significativa dinamização nas campanhas de conscientização ao uso de preservativos, acrecido acrescido de uma considerável visibilidade à educação sexual, (Sem vírgula) que deveria ser vista como indispensável atualmente. (Não compreende a estrutura do texto)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos