A gravidez precoce pode ser um problema quando não planejada da melhor maneira. (Reestruture essa ideia) Na Série de televisão “Merlí” (Vírgula) a personagem Oksana, uma estudante do Ensino Médio que teve um filho aos 16 anos, passa por situações nas quais percebe que suas vontades como jovem interferem na criação do pequeno (Reelabore). A gestação na adolescência pode tirar dos jovens algumas vantagens dessa idade. (Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)
Primeiramente, pode ser dito que nessa época da vida as pessoas tendem a gostar de sair com os amigos para festas, por exemplo. (Reelabore essa ideia) Porém, quando se tem um filho fica mais difícil marcar essas atividades (Vírgula) levando em consideração que nem sempre terá outra pessoa disponível para cuidar da criança. Existem também as dificuldades de conciliar os horários de estudo ou de trabalho com os de cuidar do filho. (Reelabore e desenvolva de acordo com o tema proposto)
Além dissonem uma gestação não programada (Vírgula) ou até mesmo em uma gravidez planejada (Vírgula) porém precoce, o pai e a mãe, em muitos casos, não têm maturidade e preparo para criar um filho. Dessa maneira passam por complicações na hora de escolher uma instituição de ensino ou um profissional da saúde para acompanhar a criança. Em algumas situações algum dos responsáveis nem aceita o filho como seu e assim, o mesmo cresce sem a figura materna ou a paterna. (Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto)
Por conseguinte, é necessário que as escolas apresentem palestras sobre maternidade aos alunos do ensino médio (Vírgula) e por meio de campanhas juntem alunos de diversas instituições para assisti-las. Isso, a fim de informar aos jovens sobre as responsabilidades incluídas na criação de um filho, assim, caso realmente queiram ter descendentes com essa idade, estarão preparados para isso (Melhore a progressão de sentido).
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |