Gravidez precoce: um problema?

Tema: Gravidez precoce: um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/02/2020
Nota tradicional: 320
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A gravidez na adolescência é um problema? Sim, é um grave problema pois coloca em risco a vida da mãe e da criança, cerca de 30% das meninas não chegam a concluir o ensino fundamental por conta da gravidez. (Reformule e desenvolva de acordo com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

O corpo da menina na adolescência não está preparado para uma gravidez (Vírgula) podendo acarretar em várias complicações antes e durante o parto, tais complicações podem ser: anemia; parto prematuro; aborto espontâneo; má formação fetal; pré-eclâmpsia e eclâmpsia; (Use a vírgula) etc. (Reelabore essa ideia) Muitas dessas grávidas recorrem também ao aborto clandestino, que é um grande causador de mortes maternas no país, devidos aos lugares e métodos inapropriados para realizar o procedimento. (As discussões precisam ser reelaboradas. Abordagem superficial e problemas na progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita)

Temos  (Evite ideia de primeira pessoa) também a questão dos estudos que não são concluídos por conta das dificuldades que a gravidez provoca, as adolescentes param de estudar alegando que após o nascimento da criança elas retornariam às escolas, porém se deparam com a dificuldade de assimilar a vida materna com a estudantil, muitas delas também não têm apoio familiar ou alguém confiável que ajude nesse momento (Reelabore essa discussão. Abordagem superficial). O abandono dos estudos acarreta na dificuldade de conseguir um emprego, visto que as empresas preferem pessoas qualificadas academicamente para as vagas disponíveis. (Problemas na progressão de ideias. Reformule as discussões)

Para tentar resolver esse problema, o governo (Vírgula) por meio da secretaria de educação, deveria (Deveria ou deve?) disponibilizar aulas de educação sexual em todas as escolas e colégios, promover a divulgação dos riscos e prevenções da gravidez na adolescência através das redes de TV, rádios e mídias sociais, o governo deveria também disponibilizar e facilitar o acesso do jovem aos métodos contraceptivos gratuitamente. (Reveja a proposta de intervenção apresentada. Reelabore)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 320 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos