A gravidez na adolescência: compreensão e solidariedade.

Tema: Gravidez precoce: um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/02/2020
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No passado, quando os métodos contraceptivos não existiam ou não eram de fácil acesso, a gravidez na adolescência era considerada normal. Mas, os pensamento da sociedade quanto a isso mudou, enxergam agora com maus olhos (Melhore a progressão de ideias para melhor articular as discussões). Entretanto, não quer dizer que este problema acabou ou diminuiu. (Evite esse tipo de construção. Articule mais as ideias apresentadas. Formule a tese)

A maioria das adolescentes que engravidam, (Sem vírgula) são aquelas de classe média baixa ou que não frequentam a escola, o que ocasiona a falta de informação (Reveja essa discussão). É claro que este problema acontece também com adolescentes de classe média alta, mas as estatísticas são bem menores. (Abordagem superficial do tema. Reelabore as discussões)

É comum ouvirmos (Evite ideia de primeira pessoa) por ai  (Evite esse tipo de construção) sobre o uso da camisinha, porém, assim como os outros métodos contraceptivos, não é completamente segura. Pelo menos a maioria das adolescentes não planejam ter um filho tão cedo (Reelabore a discussão), além de precisar de uma enorme responsabilidade, esta gestação ainda pode acarretar diversos problemas como: aborto espontâneo, mortalidade materna, nascimento prematuro e (Vírgula) além de tudo, problemas psicológicos e uma possível ruptura na vida acadêmica, obrigando a adolescente se tornar uma adulta. (Abordagem superficial. Delimite e articule mais as discussões apresentadas)

O ser humano tem desejos, principalmente quando na puberdade, não são como animais que se relacionam apenas para a reprodução, a gravidez na adolescência é um problema de educação e saúde pública, não uma escolha. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões)

Se houvesse a educação sexual obrigatória nas escolas, este problema, como também as doenças sexualmente transmissíveis (Vírgula) diminuiria consideravelmente (Essas ideias precisam ser mais articuladas). E não cabe à sociedade julgar uma mãe adolescente e sim ter solidariedade e compreensão quanto a este problema que abrange tantas questões. (Abordagem superficial. Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos