Autoformação de opinião - Uma cobrança à garantia constitucional

Tema: A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 30/01/2020
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A mais recente Constituição Federal, de 1988, antevê a todo cidadão o direito à liberdade de expressão. No Brasil, todavia, a falta de fiscalização do Estado (Vírgula) em conjunto com os estímulos midiáticos, corrobora para o não cumprimento dessa garantia, desacatando, assim, a medida constitucional. Nessa perspectiva, cabe a nós estudarmos  (Evite a ideia de primeira pessoa) as principais causas, consequências e possível intervenção para tal estorvo. (Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)

Em primeiro lugar, a sociedade brasileira vem acatando influência da mídia para auxiliar seu modo de agir há muitos anos (Reelabore essa discussão). No governo Vargas, medidas federais tidas como benéficas, a exemplo o DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda, propagaram uma face contestável do então presidente: Getúlio Vargas. De forma análoga à atualidade nacional, constantemente o povo, à mercê do controle midiático, se vê sem opções se não seguir a massa. (Não compreende a proposta. Reelabore as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Em segundo lugar, não basta cobrarmos somente ao setor federal por atenção para a resolução desse impasse. A fim de analisar as consequências da disseminação de informações nos grandes meios de comunicação, (Sem vírgula) devemos considerar as pesquisas realizadas em 2018, - ano da última eleição presidencial. Dentre tantas, a do Instituto Data Senado demonstra que, dos entrevistados, 45% decidiu seu voto a partir de interpretações resultantes de informações publicadas em redes sociais. Forma errônea de eleger qualquer candidato, visto que nessa época, (Sem vírgula) os campos digitais estavam minados de falsas informações cotadas como "fake news". (Problemas na progressão de sentido. Reestruture as discussões)

Depreende-se, dessa forma, a necessidade de se combater o problema (O problema não ficou evidenciado no texto). Sendo assim, o Governo Federal deve mobilizar os grandes canais de comunicação por meio de leis que os force a esclarecer informações possivelmente fraudulentas, para que haja conscientização do povo sobre o que está realmente sendo informado e sua opinião seja pessoal e autoformada. Feito isso, honrar-se-á a garantia constitucional que com tanta luta foi alcançada. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos