Se está na internet é verdade

Tema: A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 30/01/2020
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O final do século XX marcou a popularização da internet no Brasil (Vírgula) e consequentemente o crescimento do acesso à informação. Hoje (Vírgula) cerca de 79,9% da população vive conectada - dados IBGE (Desenvolva a sigla) 2019- possibilitando a propagação de informações em tempo recorde. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais. Apresente a tese)

Os aplicativos de compartilhamento, a exemplo de Whatsapp e Twitter, são (Vírgula) ao mesmo tempo, exemplos de meios e produtos de uma nova era de informação (Reelabore essa discussão). No entanto, as informações compartilhadas pelos usuários nem sempre recebem o título de verídicas, muitas vezes sendo apenas um ponto de vista reflexo de algum interesse, evidenciando assim a facilidade no processo de manipulação da informação (Melhore a construção de sentido). Enquanto consumidores e propagadores de informações, sem nos importarmos com sua legitimidade (Evite esse tipo de construção), funcionamos  (Evite primeira pessoa) como principais responsáveis pelas fake news, tão comentadas e evidenciadas na eleição presidencial de 2018 (Reelabore essa discussão). Desde então, grandes meios de comunicação vêm mostrando crescente preocupação a imparcialidade e partilhamento de informações. Mas ainda não é o suficiente. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite e articule mais as ideias)

Tendo em vista a facilidade do acesso, se faz faz-se necessário que a própria população se conscientize e busque pela veracidade da notícia, antes de compartilhá-la. É importante que não foquemos apenas na internet como meio de compartilhar nossas vidas e nossas ideais, mas tambem, como um meio eficiente de nos informar e formar nosso senso crítico, deixando assim de nos comportar como escravos do bombardeio de informações, dando fim a máxima "se está na internet é verdade" e afirmando o nosso poder enquanto seres pensantes. (Reestruture as discussões. Evite primeira pessoa. Apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos