Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/11/2019
Nota tradicional: 270
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enquanto o Brasil não ver a cultura (Reelabore essa construção) e, principalmente, a educação como um potencial de desenvolvimento do país, estaremos sempre a vê-las pelo (Reelabore essa construção) Estado como áreas sujeitas a cortes em investimentos e interferências indevidas. (Reestruture e desenvolva as discussões iniciais. Apresente a tese)

Causa espécie pensar que tínhamos mais salas de cinemas na década de 70 do que agora e que estas à época era mais descentralizadas do que hoje (Reelabore essa construção). O país, antes inepto a lidar com a urbanização acelerada e os custos na ajuda às empresas exibidoras, atualmente demonstra clara indeferença e mesmo   (Como assim?) desprezo pela cultura cinematográfica. (Reelabore as discussões desse parágrafo)

Tomem-se como exemplos disso os investimentos  em educação e cultura sempre serem contigenciados quando governos propalam controlar gastos execessivos e, no momento atual, intervenção e repudiáveis censuras a conteúdos produzidos pela indústria do cinema. (Reelabore a discussão)

Tornar democrático o cinema não termina a pessoas lotarem salas, apenas o começo é isso (Reelabore essa discussão). Conteúdos diversificados, (Sem vírgula) que atendam a todos os gostos, desde que não atentem contra a dignidade humana, também cumprem o papel- e até mesmo precípuo- de trazer público e elevar o acesso cinematográfico no Brasil. (Não compreende a estrutura do texto)

Portanto, mais acessível o cinema será quanto mais o Estado deixar de usar suas tesouras, seja a da austeridade " impensável"" (Uso equivocado da pontuação), seja a pior e mais repudiáveis de todas: a da censura. (Não compreende a estrutura do texto)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 270 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos