Democratização em questão

Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/11/2019
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um dos primeiros cinemas tupiniquins, o Cinépolis, originado na "Bela Época" paraense, (Apresente o contexto) surgiu como uma opção de lazer à elite tangente à produção da borracha, não sendo alcançado por toda a população. Não obstante à época, o imbróglio perdura. Portanto, torna-se fundamental identificar as causas e possíveis soluções para a problemática. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

Em consonância com a Declaração dos Direitos Humanos, os hominídeos têm direito a informação e lazer. Logo, figura como um i=entrave entrave a carência da democratização do espaço cinemático, haja vista que somente 17% da população brasileira frequenta o cinema (Apresente a fonte do dado), ocorrendo também devido à concentração de salas de cinema nos pólos industriais do país. (Discussão superficial. Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo)

Outrossim, a pirataria configura-se como uma problemática pertinente ao meio cinematográfico. A recorrência de tal prática se dá em virtude da impossibilidade do acesso às obras ou à carência de recursos financeiros; (Reelabore essa discussão) A massificação do acesso ao cinema seria uma possibilidade de diminuir índices de tal prática criminosa, aumentando vertiginosamente o lucro das empresas cinematográficas. (Reelabore a discussão apresentada nesse parágrafo. Abordagem superficial do tema)

A democratização do cinema é imprescindível para a elucidação de problemáticas como a pirataria de filmes (Vírgula) e para abranger o acesso à cultura, logo, são necessárias medidas governamentais ou parcerias público-estatais para ampliar salas em regiões como Norte e Nordeste. (Reformule as discussões e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos