Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Um dos primeiros cinemas tupiniquins, o Cinépolis, originado na "Bela Época" paraense, (Apresente o contexto) surgiu como uma opção de lazer à elite tangente à produção da borracha, não sendo alcançado por toda a população. Não obstante à época, o imbróglio perdura. Portanto, torna-se fundamental identificar as causas e possíveis soluções para a problemática. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
Em consonância com a Declaração dos Direitos Humanos, os hominídeos têm direito a informação e lazer. Logo, figura como um i=entrave entrave a carência da democratização do espaço cinemático, haja vista que somente 17% da população brasileira frequenta o cinema (Apresente a fonte do dado), ocorrendo também devido à concentração de salas de cinema nos pólos industriais do país. (Discussão superficial. Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo)
Outrossim, a pirataria configura-se como uma problemática pertinente ao meio cinematográfico. A recorrência de tal prática se dá em virtude da impossibilidade do acesso às obras ou à carência de recursos financeiros; (Reelabore essa discussão) A massificação do acesso ao cinema seria uma possibilidade de diminuir índices de tal prática criminosa, aumentando vertiginosamente o lucro das empresas cinematográficas. (Reelabore a discussão apresentada nesse parágrafo. Abordagem superficial do tema)
A democratização do cinema é imprescindível para a elucidação de problemáticas como a pirataria de filmes (Vírgula) e para abranger o acesso à cultura, logo, são necessárias medidas governamentais ou parcerias público-estatais para ampliar salas em regiões como Norte e Nordeste. (Reformule as discussões e apresente a proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
100 |
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
150 |
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
50 |
Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
100 |
Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
50 |
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
450
|
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |