Na Grécia Antiga, (Sem vírgula) havia muitos espetáculos ao ar livre com intuito de criticar e satirizar acontecimentos da época. Nesse contexto, com os passar dos anos, com o surgimento da tecnologia, foi ampliando os meios de lazer e comunicação, entre esses meios surgiu o cinema. O cinema tem grande importância cultural, mas ainda não chegou aos Estados de economia baixa (Amplie essa discussão) e sem infraestrutura podendo gerar exclusão e desigualdade social. (Desenvolva e relacione mais as discussões iniciais)
Em primeiro lugar, pessoas que moram em Estados considerados com economia baixa e sem infraestrutura, (Sem vírgula) não têm acesso ao cinema (Reelabore essa ideia), causando alienação da importância do cinema que tem grande influência na cultura, isso faz com que haja acentuação na exclusão social. (Reelabore as discussões para melhorar a progressão de sentido)
Além disso, segundo dados do site "meio mensagem", apenas 17% da população frequenta o cinema. Diante disso, há uma grande representatividade da desigualdade nacional (É preciso desenvolver mais essa discussão). Lê-se (Vírgula) portanto, como nociva a percepção de que, em um país signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos como o Brasil, o Estado negligencie o papel da cultura como agente inibidor da desigualdade social. (Reelabore as discussões inicias, pois elas estão superficiais)
Fica evidente portanto que, (Sem vírgula) a Desigualdade e a Exclusão social são uns dos problemas do Brasil. Nesse contexto, o Governo deveria realizar projetos de inclusão, gerar mais emprego para melhorar a economia e investir na infraestrutura, e enfatizar a importância da cultura brasileira (Vírgula) afim a fim de acabar com a desigualdade e a exclusão social. (Reelabore as discussões apresentadas e formule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 370 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |