Só existe democratização com o cumprimento da Constituição

Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/11/2019
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cultura é a identidade de uma nação. É ter oportunidade de entender a realidade do outro, a do país, a do mundo e poder imaginar-se e reconhecer-se no contexto descrito. (Reelabore essa ideia) De fato, isto é o que o cinema permite: ter um olhar sensível para si e para as outras vivências. Em razão disso, é inegável o potencial cultural e libertador do cinema, (Sem vírgula) e, por isso, deve haver, no Brasil, acesso mais democrático para todos. Ademais, para a efetivação desse pleito, é fundamental que Estado e sociedade avaliem a acessibilidade de pessoas surdas, cegas e cadeirantes (Vírgula)  e a perspectiva financeira para o ingresso nesses ambientes de lazer. (Reestruture as discussões apresentadas para melhorar a progressão de sentido)

Foi sancionada uma lei federal na qual obriga cinemas a terem equipamentos especiais para pessoas surdas assistirem a filmes. Inegavelmente, é um avanço social, mas, (Sem vírgula) continua igual o acesso de cegos e cadeirantes, sem piso tátil e sem vagas para cadeirantes (Melhore a construção de sentido. Reformule essa ideia). No entanto, esse grupo social foi cerceado parcialmente do direito à cultura proposto, como obrigação da União, dos estados e do Distrito Federal, (Sem vírgula) na Constituição Federal em seu Artigo 23º. Por conseguinte, para mitigar tal restrição, são fundamentais mecanismos para cumprir a nova lei e, assim, conferir maior democratização do acesso ao cinema pela integração não só de pessoas surdas.Mais, mas de todas as pessoas que precisam de uma condição especial para que seja feita a inclusão justa para todos. (Reelabore e delimite as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Para que a democratização do cinema ocorra, (Sem vírgula) é preciso que o Governo Federal dite as regras, exigindo destes espaços cinematográficos, (Sem vírgula) estruturas fisicas com piso tátil para os cegos, rampas e lugares destinados aos cadeirantes, corrimãos para idosos e debilitados. Feito isso, destinar parte da lei rouanet para que pessoas carentes possam frequentar o cinema (Vírgula) e assim tenham um pouco de cultura e lazer. Cumprir a Constituição Federal deverá ser um ato de direito e de dever de todos. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos