A Constituição Federal assegura assegura a todos os cidadãos acesso a fontes de cultura nacional, garantindo, assim, acesso igualitário ao bem cultural (Melhore a construção dessa ideia). Contudo, 91% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema e 60% dos jovens nunca foram ao cinema, segundo o IBGE (Desenvolva a sigla). Porém, sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) que o acesso as salas de cinema é limitado por estarem concentradas na maioria das vezes em shoppings centers (Vírgula) consequentemente em cidades grandes, sem contar (Evite esse tipo de construção) que o custo é alto. Nesse sentido, é necessário analisar tal quadro, (Sem vírgula) intrinsecamente ligado a aspectos governamentais e sociais. (Reelabore as discussões iniciais e reestruture a tese)
Marilena Chauí, filósofa brasileira (Vírgula) diz que a democracia deve ser um sistema de direitos iguais para todos, sem ações que prejudiquem um grupo em prol de outro. Partindo dessa verdade, o então direito assegurado pela Constituição é amputado e o abismo entre o cinema como cultura e os cidadãos menos favorecidos torna-se, portanto, maior. Pode-se dizer então que a problemática está diretamente ligada a falta de interesse (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação. Reestruture) por parte da população e o baixo investimento na área cultural do país. (Reelabore essa discussão. Delimite e articule mais as ideias)
Diante dos argumentos supracitados, é dever do Governo definir um valor acessível para a população garantindo transporte gratuito para os moradores de cidades pequenas. É importante um interesse maior por parte da população quanto aos seus direitos no acesso livre em áreas de entretenimento, lazer e cultural. (Reelabore a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 270 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |