Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/11/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No final do século XIX, (Sem vírgula) surge a indústria cinematográfica após ser realizada, pelo inventor francês Lumière, a primeira exibição de um filme para o público. (Melhore a progressão de sentido) Atualmente, apesar do crescimento do número de pessoas que frequentam as salas de cinema brasileiros, o índice ainda é baixo. Sob esse viés, torna-se profícuo uma análise dos fatores que impedem uma real democratização do acesso ao cinema no Brasil, como o descaso estatal e as desigualdades socioeconômicas. (Discussões pertinentes, porém precisam ser reelaboradas para melhorar a progressão de ideias no parágrafo de introdução)

Em primeira análise, convém ressaltar que a dificuldade para se democratizar o acesso ao mundo cinematográfico na sociedade brasileira se deve, muitas vezes, ao descaso estatal em relação à problemática. Segundo a Constituição Cidadã de 1988, é dever do Estado incentivar e apoiar a cultura, além de garantir o aproveitamento dela por toda a população (Ideia pertinente, mas precisa ser reestruturada para melhorar a construção de sentido). Entretanto, é fato que o Governo não investe de maneira efetiva em políticas públicas, (Cuidado com essa afirmação) as quais tenham como intuito facilitar a acessibilidade dos indivíduos aos ambientes culturais. Desse modo, atividades culturais, como o cinema, tornam-se restritas a um pequeno grupo de pessoas. (Reestruture e delimite as ideias para melhorar a construção de sentido)

Outrossim, as complicações para se ter acesso a esse meio cultural também ocorrem em razão das desigualdades socioeconômicas (Desenvolva mais essa discussão). Nessa perspectiva, mesmo com o advento das plataformas de streaming, como a Netflix, as quais aumentaram a possibilidade das pessoas assistirem a filmes sem precisarem sair de casa, nem toda a população tem condições financeiras de arcar com tais recursos. Assim sendo, diversas camadas da sociedade ficam impedidas de usufruir das produções da indústria cinematográfica. (Reestruture e desenvolva e acordo com a estrutura do texto)

Levando em consideração esses aspectos, faz-se necessário que o Estado tome providências para amenizar a atual situação. Logo, urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) desenvolva projetos que exibam, de maneira gratuita, filmes nacionais e estrangeiros em salas de cinema e em escolas, com o objetivo de facilitar a acessibilidade a esses recursos por toda a sociedade, gerando menos desigualdade cultural. Posto isso, todos poderão usufruir da invenção de Lumière. (Reelabore as discussões apresentadas e formule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos