A importância das vacinas

Tema: A importância das vacinas para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/10/2019
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conhecida como a Revolta das Vacinas, o movimento a favor da vacinação em massa da população brasileira em 1904, liderada pelo então pesquisador Oswaldo cruz, oportunizou a imunização contra a varíola, doença epidêmica no Rio de Janeiro (Reelabore a discussão desse período. Reveja o fato apresentado). Todavia, obstante a recusa contra a obrigatoriedade e descrença da sociedade pelos benefícios do procedimento, (Sem vírgula) instaurou-se o manifesto que posteriormente culminou com a suspensão da obrigatoriedade. (Reelabore as discussões desse parágrafo e formule a tese)

Hoje, é notória a relevância das campanhas de vacinação (Vírgula) que inclusive vieram a erradicar várias doenças no Brasil, como por exemplo a Poliomielite em 1979. Mas porquê por que tem diminuído a porcentagem de cobertura vacinal? (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

Em meados de 2018, fakenews divulgaram falsas pesquisas que indicavam que o autismo, doença de causa idiopática, poderia provavelmente ser decorrente de imunobiológicos. Isso fez com que pais deixassem de vacinar seus filhos, gerando uma quebra do círculo de proteção somado ao desafio atual de abarcar os grandes deslocamentos humanos como o êxodo venezuelano, que trouxe consigo o sarampo – doença controlada no Brasil. (Abordagem superficial das discussões apresentadas)

Portanto, entende-se que o primeiro passo é desacreditar as fakenews através de campanhas em veículos de comunicação em massa, dirigidas pelo Ministério da Saúde. Posteriormente, faz-se necessário, através dos agentes de saúde acompanhados de profissionais de enfermagem dos centros de saúde regionais, visitarem os lares, principalmente os com baixo índice de desenvolvimento humano, para orientação e aplicação de vacinas. É válido também desenvolver e distribuir cartilhas, junto as secretarias de educação dos Estados, favorecendo a prática da imunização. (Reelabore a proposta de intervenção)

Enfim, proporcionar o alcance a vacinação e intensificar as propostas de prevenção. Pois, segundo Sócrates, filósofo, “existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância” (Não compreende a estrutura do texto).
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos