Conhecimento e flexibilidade

Tema: A importância das vacinas para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/10/2019
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A saúde é um direito de todos e dever do Estado, como diz o artigo 196 da Constituição. A vacinação é fundamental para a saúde coletiva, pois garante a proteção contra doenças endêmicas e também impedem a volta de doenças erradicadas. Entretanto, a falta de conhecimento e inflexibilidade no atendimento em postos de saúde dificultam a imunização dos brasileiros.

Para o sociólogo francês Émile Durkheim, (Sem vírgula) o individuo só poderá agir quando passa a conhecer o espaço em que está inserido, a saber sua origem e suas consequências para si e para a sociedade. A revolta da vacina, no século XX, é uma prova de que Durkheim está correto, pois o povo se negou a receber imunização contra varíola por não saber o conteúdo das seringas (Reelabore essa discussão). O governo da época, incompreensível, por se tratar da população economicamente desfavorecida, tornou a vacinação obrigatória. Após um movimento social, a obrigatoriedade foi revogada, contudo, a população continuou sem instrução. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reelaboradas e delimitadas)

A Revolta da Vacina parece um fato distante, (Sem vírgula) por se tratar do século passado. Porém com a campanha frustrada de vacinação contra o vírus HPV (Desenvolva a sigla), em 2017, quando apenas 10% da meta foi atingida, segundo a Secretaria de Saúde, vê-se que o episódio se repete. Não houve revolta, mas o não comparecimento da população convocada ( meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 15 anos) pode ser visto como protesto pela falta de informação quanto a importância da proteção imunológica, conta esse e outros vetores de enfermidades (Reelabore para melhorar o desenvolvimento dessa construção). No cado (?) da campanha em combate ao HPV, por ser destinada a crianças e adolescentes, outra causa de seu fracasso é a inflexibilidade no horário de funcionamento dos postos de saúde, somente em dias de semana, quando pais e responsáveis, em sua maioria, estão em jornada de trabalho, impossibilitando a vacinação das filhos. (Reelabore as discussões para melhorar a progressão de ideias)

Faz-se necessário portanto a Intervenção do Ministério da Saúde promovendo eventos em postos de saúde, em pelo menos um sábado por mês, em meio expediente, com palestras em linguagem simples sobre saúde coletiva, permitindo a compreensão e interação da população com os profissionais da área, além de, nesses eventos, realizarem vacinação mantendo a carteira de vacinas da população em dia, cumprindo com eficiência a Constituição Federal. (Reelabore a proposta de intervenção)


 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos