O conhecimento como impulsionador do aumento na taxa de vacinação

Tema: A importância das vacinas para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/10/2019
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vacinação é fundamental para a população, visto que é responsável por erradicar doenças graves e evitar a volta de doenças já erradicadas. No entanto, a procura pela vacinação diminuiu nos últimos anos, sendo um dos fatores agravantes para tal fato a falta de informação disponibilizada para a população em geral sobre o funcionamento das vacinas, fator este que também contribuiu para a ocorrência, em 1904, da Revolta da Vacina. (As ideias apresentadas nesse parágrafo precisam estar mais relacionadas com a Revolta da Vacina)

A comprovação da queda na cobertura vacinal é dada pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), que garante que de 2014 a 2017 a taxa de vacinação caiu de forma preocupante. Com base nesses dados, é possível apontar a carência na divulgação de informação à comunidade como uma das razões para o decaimento dos números de vacinas aplicadas, já que as pessoas sentem medo do desconhecido e não saber como uma substância age de fato em seus corpos se torna um motivo para que elas evitem a vacinação. (Discussões limitadas. Reestruture e articule mais)

Ademais, a existência de “fake news” dificultam a assimilação da verdade sobre a atuação das vacinas no organismo, uma vez que passam informações erradas, fazendo com que mesmo quem possui acesso ao conhecimento nas mídias sociais desconfie dos efeitos causados por elas (Reelabore essa ideia). Essas falhas na comunicação levam as pessoas a não se vacinarem, podendo contrair doenças que necessitam de tratamento, o que afeta até mesmo a economia do país, pois os gastos com a saúde pública começam a crescer. (Desenvolvimento superficial e limitado do tema. Reelabore as discussões)

Dessa forma, ações precisam ser tomadas para garantir uma divulgação correta das informações necessárias e um aumento na taxa de vacinação. Assim, cabe ao Ministério da Saúde implantar um sistema nos postos de saúde que aponte quais indivíduos de determinada região não foram vacinados, para que um assistente social possa entrar em contato e ajudá-los, seja esclarecendo dúvidas, explicando de forma simples como as vacinas funcionam ou organizando um melhor horário para o atendimento. Além disso, campanhas nas redes sociais também se tornam indispensáveis para uma melhor divulgação de conhecimentos sobre a vacinação. Com essas medidas, uma das principais causas da Revolta da Vacina (Essa discussão precisa ser mais explorada ao longo do texto), a falta de informação sobre as substâncias injetadas na população, não se fará mais presente na atualidade. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos