Vacinação para todos

Tema: A importância das vacinas para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/10/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns pais estão deixando de vacinar seus filhos e algumas pessoas de tomarem os reforços das doses influenciadas pela ideia de que a vacina desencadeia a doença que visa prevenir (Reelabore essa ideia). Em decorrência desse pensamento, nesse ano de 2019 doenças erradicadas voltaram a ser notificadas. Dessa forma, tem-se que repensar o modo de educação sobre as vacinas no Brasil ratificando a importância da mesma (Use quando houver ideia de igualdade) como o principal meio de prevenção de doenças. (Reelabore as discussões iniciais para melhorar a progressão de ideias)

O Jornal Nacional do mês de setembro desse ano noticiou o surgimento de casos de doenças (Reestruture essa ideia) consideradas extintas (Vírgula) como o sarampo (Vírgula) em decorrência da negligência da população em atualizar o cartão de vacinação. A causa desse comportamento gira em torno da falta de educação sobre a importância da vacinação (Reelabore essa discussão). Pensa-se que se não "existe" a doença, não "precisa"da vacina; um grande equívoco que precisa ser aniquilado através de programas educacionais mais efetivos. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Grupos contra o governo e algumas pessoas extremamente radicais disseminam boatos pelas redes sociais incentivando a população a não se vacinar (Reveja essa construção). Dessa forma, divulgam que o governo quer que as pessoas morram para não ter que pagar pensões e aposentadorias (Vírgula) e que as vacinas possuem vírus mortais, sendo o instrumento perfeito para executar essa ideia. Em contrapartida, o governo investe alto nas campanhas de vacinação. (Abordagem do senso comum)

Desta forma, há uma luta do governo contra o movimento antivacinação, onde  (Use pronomes relativos) busca parceria com a sociedade civil, com as escolas aumentando o número de palestras, melhorando as campanhas nos meios de comunicações e transferindo informações de qualidade para que as pessoas reflitam sobre a segurança da vacina; (Sem ponto e vírgula) sobre a tecnologia no seu processo de fabricação. Só assim, (Sem vírgula) a ideia que a vacina causa doença será enfraquecida.


 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos