Tema: A importância das vacinas para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/10/2019
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O início do século XX foi marcado pela obrigatoriedade da vacinação em massa dos brasileiros, especialmente a população carioca (Desenvolva mais essa discussão para que a relação fique clara). Por conseguinte, doenças como a poliomielite e a febre amarela foram erradicadas ainda no fim do século. Todavia (Vírgula) com o advento das plataformas virtuais e as "fake news", (Sem vírgula) campanhas antivacinação tornaram-se o gargalo dos programas de saúde no Brasil. (As discussões são pertinentes, porém precisam ser reelaboradas para que a relação dos fatos fique mais evidente. Apresente a tese)

Ademais, é inegável que a insuficiência de estratégias estatais contribui com o problema. Visto que, (Sem vírgula) a política nacional que garante a população o progresso em direitos sociais e econômicos não tem sido o suficiente, já que, (Sem vírgula) o desabastecimento de vacinas essenciais nos postos de saúde e a falta de recursos municipais para a gestão de programas de vacinação, (Sem vírgula) influenciam a queda no número de imunizações no país. Somado a isso, o problema é agravado pelo sucateamento do SUS (Desenvolva a sigla), bem como desvios, má gestão e centralização de recursos (Reelabore essa discussão). Em decorrência disso, as doenças que haviam sido erradicadas no século XX são possibilitadas de tornarem-se recorrentes outra vez. Haja vista que o Brasil tem sido referência mundial na produção de vacinas, regidos por grande pesquisas na Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), a não imunização representa retrocesso e impossibilidade do governo de zelar pela saúde pública de sua nação. (Falta de progressão de sentido. Reelabore as discussões)

Portanto é fundamental eliminar os problemas na implementação da imunização dos brasileiros. Em suma, os Ministérios da Educação e da Saúde devem criar matérias desmitificando algumas crenças e medos (Vírgula) por meio de campanhas (Vírgula) com o objetivo de elucidar alguns pontos e dúvidas sobre a vacinação, garantindo assim o bem a todos. Além disso, à sociedade brasileira de imunização pode buscar evidenciar os riscos e as principais doenças, através de campanhas de publicidade, a fim de mostrar a importância de se prevenir, e consequentemente combater o tal desinteresse da população em relação ao tema (Evite esse tipo de construção). A partir dessas ações garantir o bem-estar dos brasileiros. (Reelabore a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos