Vacinas: a reafirmação de um povo

Tema: A importância das vacinas para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/10/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante as últimas décadas, (Sem vírgula) o Brasil tornou-se referência acerca da imunização de sua população (Sem vírgula)  pois a cada campanha, (Sem vírgula) a consciência da importância da vacinação era crescente (Reelabore essa ideia). Doenças que outrora eram responsáveis por altos índices de mortandade chegaram a níveis tão baixos que era possível considerar erradicadas. (Reelabore as discussões do parágrafo de introdução e elabore a tese)

A grosso modo (Evite esse tipo de construção), as vacinas funcionam no organismo como uma simulação da doença. São construídas a partir do agente patogênico para estimular a criação de anticorpos para que em uma possível contaminação real, (Sem vírgula) o sistema imunológico aja de forma rápida e eficaz, permitindo manter-se saudável. (Como a discussão apresentada se relaciona com a problemática do tema? Reformule)

Contudo, como uma resposta natural do cenário mais calmo vivenciado, muitas pessoas relaxaram em seus tratamentos (Evite esse tipo de construção), imaginando não precisar mais tomar as vacinas. Como efeito de consequência, doenças antes erradicadas, (Sem vírgula) agora voltam a contaminar a população, alastrando-se de forma endêmica por todo o país. Fala-se sobretudo do sarampo, que ultrapassou o patamar de 95% de erradicação e agora volta a ser uma grande preocupação para a saúde brasileira. (É preciso que a discussão esteja seguindo a proposta textual. Reestruture as construções apresentadas)

Apesar das discussões sobre fatores externos, como a massiva entrada no país de pessoas oriundas de países onde  (Use pronomes relativos) tais doenças ainda são fortemente disseminadas - hoje tendo a Venezuela como maior origem - a maior questão é reavivar na sociedade a importância de vacinar seus filhos e a si mesmos para que se possa erradicar novamente tais doenças e tornar a diminuir o, hoje crescente, índice de mortandade. (Reestruture as ideias e construções apresentadas nesse parágrafo)

O Brasil chegou a resultados invejáveis, mas graças a pensamentos acomodados, oriundos de uma época de bonança, regrediu consideravelmente, problematizando o seu já complicado sistema de saúde (Reformule essa construção). Portanto é preciso reafirmar à sociedade a importância da vacinação (De que maneira?), trazendo de volta o que ficou pelo caminho e que a população goze de plena saúde e boa qualidade de vida. (Reestruture a proposta de intervenção, pois está pouco elaborada)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos