Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/09/2019
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

     Durante o século XVI, o valioso vegetal conhecido como pau-brasil era fortemente explorado com a mão de obra indígena. Este sistema se tornou extremamente importante e, na época, totalmente destinado à coroa portuguesa. Neste contexto, o capital contemporâneo permite tal aproveitamento abusivo, de modo que visa somente o lucro e o desenvolvimento incorreto de suas empresas. É notório que, (Sem vírgula) o problema persiste através do cego capitalismo, pois ele engloba os sistemas de produção, que é fator que mais desmata a atual explorada Floresta Amazônica. (Melhore a progressão de sentido)

     O paradigma que impede que a sustentabilidade e o desenvolvimento trabalhem juntos, (Sem vírgula) ainda não é significativo. De acordo com o documentário Cowspiracy, a indústria agropecuária é a responsável pelo maior crime ambiental da história. Portanto, a destruição se dá pela oportunidade de controle, tanto da população quanto da movimentação da moeda, pois quem controla a comida, controla o indivíduo. Certamente, o foco na importância da preservação se mantém em última análise, gerando assim, (Sem vírgula) inúmeros problemas ambientais que estão destruindo o planeta - como as queimadas. (Reestrutue as discussões, pois a abordagem está superficial)

      Ademais, em consequência das diversas falhas do ser humano, (Sem vírgula) surgiram organizações ambientais que tornam-se famosas com a ajuda do inimigo. É primordial que o estilo de vida saudável usufrua da fauna e flora na mesma condição, sem qualquer tipo de abuso. Sendo assim, é considerável que haja acesso às causas de qualquer impacto negativo no meio ambiente, porém, como por exemplo, o Greenpeace luta contra poluições em prol da vida, mas é pago por indústrias poderosas que silenciam o fator mais infrator: o consumo de carne. (Reelabore as discussões apresentadas)

      Destina-se, evidentemente, ao MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - investir em incentivos para que empresas adotem processos produtivos que não desmatam, através de aplicativos e jogos que simulam visualmente o futuro desagradável. Apostando no desenvolvimento sustentável com a utilização de recursos naturais que não causam graves consequências, as implicações ruins do capitalismo serão reduzidas drasticamente. Assim sendo, a conscientização virá para moldar pensamentos em benefício da conservação, logo, contrária à do século XVI. (Reestruture a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos