Desmatamento e queimadas na Floresta Amazônica

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/09/2019
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  Constata-se que a poluição e o desmatamento no Brasil não são assuntos novos da contemporaneidade, eles são vistos no país desde a colonização, na qual grande parte das florestas tropicais foi destruída. A Floresta Amazônica é uma das vítimas do desmatamento vindo, principalmente, da pecuária. Claramente, os efeitos que estes atos trazem prejudicam o planeta como um todo, pois a Floresta Amazônica é uma área de extrema importância generalizada (Melhore esse termo).

 Nesse contexto, de acordo com o Instituto de Pesquisa ambiental da Amazônia (IPAM), em 2019, no mês de agosto, o número de queimadas aumentou cerca de 60% em relação a média dos últimos três anos. Outro fator relevante é o desmatamento causado pela pecuária, que é responsável pela perda de 70% da Amazônia. Todos esses casos de destruição da Floresta fazem com que o ciclo hidrológico se altere, pois, com as queimadas e o desmatamento, a evapotranspiração diminui, contribuindo para que haja períodos mais quentes. (Melhore a progressão de sentido. Articule mais as ideias apresentadas)

Ademais, vale ressaltar a importância da Floresta Amazônica também para a indústria farmacêutica, pois o número de plantas medicinais lá existentes é muito grande. Além disso, a Amazônia pode não ser o "pulmão do mundo", mas, com certeza, é tão importante quanto, porque ela absorve uma enorme quantidade de dióxido de carbono, o que ajuda imensamente na diminuição do aquecimento global. (Reestruture e articule mais as discussões apresentadas)

Diante disso, fica clara a importância da preservação da Floresta Amazônica, pois essa se destaca como sendo uma ótima ajuda para o planeta em fatores ambientais diversos. Sabe-se da existência de leis (como a Lei de Crimes Ambientais) e de normas (como o Código Florestal) já vigentes no Brasil. Assim, o que falta para ajudar a preservar este bioma é o investimento vindo do Estado no Ministério do Meio Ambiente (Vírgula) para que esse aprimore suas tecnologias (como satélites) para que seja feita uma fiscalização nesta imensa área. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos