Lágrimas de Fumaça: Nosso Patrimônio

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/09/2019
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Logo após a virada do milênio, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), visando a preservação de biodiversidade marinha, integrou o Complexo de Conservação da Amazônia Central em sua Lista de Patrimônio Mundiais; (Ponto final) Segundo a Arpa, o Programa Áreas Protegidas da Amazônia, a floresta abriga cerca de 20% de toda a fauna do planeta. Entretanto, como é ilustrado pelo recente e abrupto crescimento de queimadas na região, é evidente que grande parcela de nossos  (Evite ideia de primeira pessoa) legisladores e sociedade política ainda não são cientes do delicado equilíbrio necessário para a preservação deste sistema. (As discussões precisam ser reestruturadas e delimitadas) 

Como a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia transporta umidade para toda a América do Sul, influencia regime de chuvas na região e contribui para estabilizar o clima global. Através de seus “rios voadores”, (Sem vírgula) o vapor de água gerado na Bacia Amazônica carrega umidade até mesmo ao extremo sul do continente. Segundo o Laboratório de Ciência do Clima e Meio Ambiente na França (LSCE), a Amazônia também é responsável por até 20% da absorção de CO2 (dióxido de carbono) do planeta. (Reestruture as discussões. Abordagem superficial)

Todos os fenômenos citados são essenciais para o agronegócio, para a produção de alimentos e para a geração de energia no Brasil afora. Porém, um recente relatório do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) delatou 32.728 focos de calor até o dia 14 de agosto, representando em um aumento de 60% média dos três anos anteriores. Poderíamos evitar esses números exacerbados com regulamentação em formas e extensão de desmatamento responsável, readquirir terras hoje fadadas ao desmatamento para proteção ambiental e recompensar os donos, proteção de terras indígenas, para citar poucos exemplos. (Melhore a progressão de sentido. Delimite as discussões)

A Amazônia não é apenas uma solo fértil ou algo a ser explorado (Evite esse tipo de construção), mas sim os pulmões de nosso planeta, (Sem vírgula) responsável por manter intacto nosso frágil equilíbrio climático. Hoje, presenciamos nosso mais belo e importante patrimônio despejando lágrimas de fumaça em nossos céus (Evite esse tipo de construção). Uma vez completamente desmatada, será impossível trazê-la de volta e eu fortemente acredito que nosso governo deveria tomar medidas duras porém de caráter justo para solucionar o problema o mais rápido possível. (Evite esse tipo de construção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos