A Floresta Amazônica é a maior área verde com cobertura original no Brasil. É rica em biodiversidade e coopera no desenvolvimento econômico do país. Entretanto, apesar das riquezas biológica, natural e cultural, ela vem sofrendo rigorosamente com o desmatamento e queimadas. (Desenvolvimento superficial das discussões iniciais. Reelabore as ideias)
Primeiramente, é importante analisar a degradação da floresta amazônica, muitos seres vivos (Vírgula) principalmente os animais (Vírgula) estão sofrendo com essa desgraça (Reelabore essa construção). Por exemplo: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), estudos revelão que aproximadamente mil espécie pode ser extinta da floresta por causa do desmatamento (Problemas na construção de sentido). Por isso, para evitar que isso ocorra temos (Evite ideia de primeria pessoa) que preservar a floresta amazônica.
Além disso, é fundamental considerar relevância da floresta para o povo indígena. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) a Amazônia serve de lar para 80 tribos, e todas elas vivem de recursos naturais que nossa (Evite ideia de primeira pessoa) floresta dar, como caça, pesca e frutos. Com esse desmatamento e queimadas eles ficarão sem as principais fontes de substâncias. (Reestruture as discussões apresentadas)
Portanto, a preservação da floresta é crucial para garantir a perpetuação das espécies e para assegurar a vivência do povo indígena. Contudo, para que isso aconteça, (Sem vírgula) é fundamental que o Ministério do Meio Ambiente atue para reprimir o bioma (Reelabore essa ideia). Isso pode ser feito por meio de patrulhamento junto com a força aérea para detectar esses responsáveis e puni-los pela degradação da floresta será contida. Portanto, tais medidas seriam eficiente para combater o desmatamento e queimadas na Amazônia.
Dados correção tradicional
As discussões estão superficiais, portanto precisam ser reestruturadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |