Na verdade, quando os portugueses chegaram às terras brasileiras, encontraram aqui os donos da terra: os povos indígenas. Estima-se que a população indígena nessa época era de aproximadamente 3 milhões de habitantes, divididos em 1000 povos diferentes. Em cinco séculos a população indígena decresceu significativamente por fatores diversos e alguns povos infelizmente chegaram a ser extintos. Segundo dados do IBGE a população indígena no ano de 1995 era de 330 mil pessoas, já no último Censo Demográfico, que ocorreu em 2010, a população indígena total era de 817.963 habitantes. (Como as discussões apresentadas se relacionam com o tema? Reflita e reestruture as discussões)
O desmatamento e as queimadas da Amazônia tornam o Brasil um dos principais países emissores de gases que contribuem para o efeito estufa. As mudanças climáticas são irreversíveis. Em apenas 4% da superfície terrestre a Amazônia continental deve abrigar mais de 1/5 da biodiversidade do planeta. Nas áreas mais comprometidas, como no entorno de Belém, por exemplo, ¼ das aves estão ameaçadas de extinção. Uma vez extinta uma espécie, esta extinção é para sempre! (Evite esse tipo de construção) De 1.500 a 1.964 desmatamos menos de 1% da Amazônia. Nos últimos 40 anos desmatamos (Evite ideia de primeira pessoa) cerca de 16% da região. Uma área equivalente a duas vezes a Alemanha. A cada ano perdemos (Evite ideia de primeira pessoa) cerca de 1% do que resta da floresta amazônica. Se nada for feito teremos perdido mais da metade da floresta nos próximos 30 anos. A pecuária é o pior empregador que existe no planeta (?). A miséria brasileira no campo pode ser resumida a uma frase: a pecuária bovina expulsou o homem do campo. Numa grande fazenda na Amazônia, emprega-se diretamente uma pessoa a cada setecentos bois, que ocupa uma área de mil hectares. A mesma área com agricultura familiar empregaria pelo menos 100 vezes mais, com o agroflorestal em permacultura empregaria 250 pessoas. (Reelabore as discussões apresentadas. Delimite as ideias)
Este desafio é de todos. Cabe a nós, e tão somente a nós todos (Evite ideia de primeira pessoa), sermos diligentes e eficientes em propor um novo pacto civilizatório para a Amazônia, capaz de diminuir a pressão sobre as populações nativas e o meio ambiente. Seus 23 milhões de habitantes, com amplas necessidades de politicas públicas, cuidados e respeito. o poder público pode tomar agora por meio de decreto: aumentar a taxa do imposto territorial rural das áreas de pastagens, modificação de cálculo do imposto de renda dos fazendeiros, fiscalizar com seriedade as questões ambientais, trabalhistas e tributárias da cadeia produtiva da carne na Amazônia. A floresta não pode mais viver sob o domínio do medo, da lei do mais forte, do coronelismo, da grilagem de terra, da corrupção e do incentivo fiscal a quem dele não necessita. A solução não pode ser o revólver, a motosserra e o fogo. A solução está na preservação e ação permanente. Proteção aos povos indígenas e nativos, capacitação com escolas para o eco turismo ecoturismo da população traria mais dinheiro e desenvolvimento da região que a criação de bois, garimpagem e exploração da madeira e carvoaria. Dinheiro não nasce em árvores, porque nas árvores nascem vidas. E vidas dinheiro nenhum pode comprar. (Reelabore a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reelaboradas e delimitadas para serem desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |