É notório que a Floresta Amazônica é um tema que gera inúmeras divergências e conflitos de interesses hoje em dia, principalmente em relação a preservação do meio ambiente. Dentre todos os aspectos, vem se destacado o desmatamento desenfreado e o grande número de focos de incêndios, consideravelmente maior que nos três anos anteriores. (Apresente a tese)
Cabe mencionar o desmatamento, pois o homem com suas atitudes inconsequentes, (Sem vírgula) busca apenas o lucro financeiro, ignorando o perigo da escassez de vegetação para a qualidade do ar, do solo e da biodiversidade do país. Diante disso, ocorre a devastação dos recursos naturais, a erosão do solo, morte e extinção de espécies da fauna. (Discussão pertinente, mais as ideias precisam ser mais articuladas)
Por oportuno, merecem ênfase as queimadas que ocorrem com a justificativa de limpar o solo, para assim torná-lo apto a outras atividades. Entretanto, tal prática tende a ser maléfica, causando impactos irreversíveis ao meio-ambiente e aos moradores dos arredores, incluindo aumento dos casos de doenças respiratórias e fragilização do solo. (Desenvolvimento superficial)
Feitas as reflexões, percebe-se que o desmatamento e as queimadas na Amazônia causam danos severos, e é de suma importância reduzi-los ao máximo. Desta forma, é necessário a criação e implante (?) de medidas legais com objetivo de resguardar a maior floresta tropical do planeta. (Reelabore a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões estão pertinentes, mas o desenvolvimento dos argumentos está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |