Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/09/2019
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conforme dados do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no segundo semestre de 2019 verificou-se um aumento de mais de 200% nas áreas desmatadas e queimadas na região da Amazônia Legal em relação à 2018. Essa situação alarmante fomentou a discussão, em diversas mídias, sobre a importância de se preservar a biodiversidade da fauna e flora da região amazônica. Preservar a floresta é importante e necessário sob vários aspectos, principalmente sob os aspectos ecológico e socioeconômico. (Discussões pertinentes, porém precisam ser reestruturadas)

Sob o ponto de vista ecológico, a floresta é indispensável para manter a dinâmica climática mundial e por fornecer água potável para milhões de pessoas, além de ser o berço da biodiversidade planetária, contando com milhares de espécies vegetais e animais encontradas exclusivamente nesse bioma. (Desenvolvimento superficial das discussões apresentadas)

Sob outro viés, deve-se atentar para a importância socioeconômica da floresta, visto que ela é fonte de renda e alimento para populações indígenas e ribeirinhas que habitam a região. Esses grupos têm sido severamente afetados pelas queimadas e pela perda da biodiversidade na região, o que pode levar a quadros graves de doenças respiratórias, bem como, a longo prazo, a um processo de pobreza extrema e, como consequência, a morte ou o êxodo dessas populações.. (Desenvolvimento superficial. Articule mais os argumentos apresentados)

Nesses sentido, considerando o aspecto ecológico, para preservação da floresta amazônica, (Sem vírgula) é indispensável que a União e os estados fortaleçam a fiscalização dos crimes ambientais cometidos na área, com o objetivo de estagnar esse processo e punir os responsáveis por esses crimes. Em relação ao viés socioeconômico, (Sem vírgula) faz-se necessário que a União e os estados, em parceria com ONGs - Organizações não Governamentais e escolas locais, implementem projetos de educação ambiental e manejo sustentável da floresta, objetivando fixar e proporcionar qualidade de vida para as populações que habitam a floresta e dela tiram o seu sustento. (Proposta superficial. Reestruture)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos