Em sua canção “Amazônia”, (Sem vírgula) o cantor Roberto Carlos, (Sem vírgula) relata a destruição da flora e fauna amazônica causada pelas intensas queimadas ocorridas, fato que se tornou recorrente no ano presente em razão da negligência da sociedade. Situação desenvolta em relação a fatores como a alta emissão de gases poluentes na atmosfera (Vírgula) contribuindo com o aumento de temperatura, causando o efeito estufa, tornando-se propício o início de incêndios, outro fator determinante é a intensa atividade extrativista da madeira. (Melhore a construção de sentido. Reestruture as discussões iniciais)
Em primeiro lugar, os animais serão os primeiros a sofrerem com esse impacto ambiental, (Sem vírgula) em decorrência dos problemas mencionados anteriormente (Reformule essa construção), perderão seus abrigos e formas de obtenção de alimento, afetando até mesmo sua reprodução, episódio que compactua na extinção de espécies ou migração para áreas inapropriadas causando acentuado desequilíbrio ecológico. (Desenvolvimento superficial das ideias apresentadas)
Em segundo lugar, o solo empobrecido de nutrientes não oferecerá o suporte a flora (Vírgula) que ocasiona o desaparecimento de frutos e plantas medicinais (Melhore a construção de sentido), em decorrência, as árvores (Vírgula) que são importantes filtradoras (Vírgula) deixarão de existir com o ritmo acelerado da destruição da amazônia, a redução das chuvas é outro ponto irrefutável (Vírgula) já que é ela que faz com que ocorra a formação de massas úmidas de ar através dos vapores orgânicos que emite. (Reelabore as ideias apresentadas. Melhore a construção de sentido)
Em suma (Vírgula) a amazônia abriga diversos biomas que estão sendo destruídos dia após dia, vale ressaltar que este problema de larga escala se ecoa por nove países (Vírgula) portanto por tanto cabe aos mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) estabelecimento de leis mais rígidas, em relação as penalidades lançadas sob os causadores mesmo que indiretamente das queimadas e desmatadores, como a reclusão. Mais fiscalização no perímetro de adentramento da mata, implantação de um número padrão de árvores a serem plantadas por metro quadrado ocupado por pessoas, e principalmente o estabelecimento de uma cota de emissão de gases para as indústrias. Enfim, com por meio dessas (Problemas na construção de sentido) ações poderia se compensar a destruição já causada. (Reestruture a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |