A partir de 1500, no período do “descobrimento” do Brasil, iniciou-se no país a exploração do pau-brasil, principal matéria-prima disponível naquela época. Consequentemente houve uma enorme destruição da Mata Atlântica, que hoje ocupa aproximadamente apenas 13% do território brasileiro. Embora tenha se passado muito tempo desde esse fato histórico, ainda hoje a sociedade não consegue compreender a importância de salvar áreas ameaçadas, como a área da floresta amazônica. (
A expansão da fronteira agrícola foi um dos principais fatores que influenciaram na degradação da floresta amazônica. Tendo em vista que o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de grãos, carnes e outros produtos alimentícios, foi necessário que áreas fossem desmatadas para a criação de espaços que comportassem todo o processo de produção. (Abordagem superficial das discussões)
Hans Jonas, filósofo alemão, afirmava que os seres humanos deveriam agir com responsabilidade em relação à natureza, sempre pensando nas futuras gerações. Embora muito importante, seu pensamento ainda não é difundido na maior parte da sociedade brasileira, que insiste em não se preocupar com os efeitos que a destruição é capaz de causar, entre eles pode-se destacar a extinção de espécies da fauna e flora nativa, causando um sério desequilíbrio no ecossistema.
Diante disso, pode-se concluir que são necessárias políticas mais efetivas de fiscalização em áreas ameaçadas, assim como uma maior punição em casos de exploração ilegal. Além disso, é preciso que a mídia, principal meio formador de opiniões, seja incentivada pelo Governo com o fim de informar e conscientizar a população, que sabendo da importância da floresta se mobilizará e buscará protegê-la. A destruição da natureza deve ficar apenas no passado. (Reestruture a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Discussões pertinentes, no entanto as ideias precisam ser mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |