Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/09/2019
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A bandeira brasileira tem, entre suas cores, o verde que enaltece a fauna e a flora brasileira, mostrando um orgulho do povo quanto ao meio ambiente. Entretanto podem-se questionar tal orgulho dos brasileiros quando a Amazônia, uma das maiores florestas da terra (Melhore essa ideia), que abriga um ecossistema riquíssimo e uma enorme variedade de espécies sofreu com uma enorme tragédia em 2019; (Ponto final) As queimadas, (Sem vírgula) que colocaram em risco este meio ecológico tão importante para o mundo. (Problemas na construção de sentido. Reestruture as ideias apresentadas)

Tais queimadas são reflexo da sobreposição dos interesses econômicos sobre a preservação da terra, pois após o desmatamento da vegetação, uma queima dos “ restos” de vegetação do solo ocorrem para favorecer o plantio de grandes agricultores ou pecuários afetando drasticamente parte da floresta que simplesmente deixa de existir. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões apresentadas)

Além disso, remoção da mata nativa afeta o ciclo das chuvas resultando num ambiente seco que favorece a propagação do fogo causando enormes incêndios, contribuindo para o desmatamento da floresta e a emissão de gases poluentes provenientes das grandes queimadas afetando diretamente o aquecimento global e o efeito estufa do planeta terra. (Desenvolvimento superficial)

Portanto as conseqüências das queimadass e desmatamentos na floresta acaba por afetar o mundo inteiro, dando visibilidade a um problema antigo, a preservação do meio ambiente. Diante disto, vistas tragédias (Reelabore) para a vida na terra decorrentes do descaso com o meio ecológico, necessita-se de políticas mais rígidas em relação a preservação ambiental, principalmente no Brasil que detém o maior patrimônio ecológico do mundo, e acerca deste priorização de uma exploração consciente que favoreça a economia do país, porém visando acima do lucro, (Sem vírgula) o planeta para as próximas gerações. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos