A importância da floresta amazônica

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/09/2019
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A floresta amazônica vem sofrendo há muito tempo com o desmatamento e as queimadas. Alguns enxergam essas práticas como uma ação necessária ao suprimento das necessidades do ser humano, outros veem como um dos maiores problemas ambientais da atualidade. (Reestruture e articule mais as discussões iniciais)

As principais consequências estão relacionadas ao meio ambiente. Ao desmatar, compromete toda a biodiversidade da área. Espécies de fauna perdem seu habitat e espécies da flora podem entrar para a lista de ameaças a extinção, causando assim um enorme desequilíbrio ambiental. (Desenvolvimento superficial. Articule mais as ideias apresentadas)

De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), dados apontam que no mês de julho de 2019 o desmatamento aumentou em 278% comparado a julho do ano anterior. E isso tem gerado preocupação, pois a amazônia é responsável pelo equilíbrio ambiental do mundo todo. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Portanto, medidas precisam ser impostas para minimizar esse problema. É essencial que o governo desenvolva campanhas de preservação ambiental, (Sem vírgula) através dos meios de comunicação. Assim, podemos (Evite ideia de primeira pessoa) preservar a floresta amazônica que há tempos vem sofrendo. (Reformule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos