Um dos biomas que mais sofrem com a ação humana negativa, a Amazônia se vê em uma problemática que envolve sua vitalidade (Problemas na construção de sentido). Desmatamento e queimadas se tornaram cada vez mais recorrentes, fazendo com que a preocupação se tornasse presente, pois está em ''jogo'' um dos maiores berços de biodiversidade do planeta. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
Analisando o histórico, os seres humanos tenderam e tendem a colocar seus interesses em primeiro plano perante o meio ambiente, tudo como forma de obtenção e maximização do lucro. O setor agropecuário e madeireiro são exemplos de alguns que se enquadram na questão em discussão. Por outro lado, existem pessoas que têm uma ótica diferente em relação ao meio ambiente, como a norte-americana Dorothy Stang, que para defender a Amazônia desse tipo de acontecimento virou uma ativista e passou a residir em solo amazônico, mas, devido novamente ao já falado interesse econômico (Evite esse tipo de construção) acabou sendo assassinada a mando de um fazendeiro que via nela uma grande ameaça. É preciso divulgar que existe um potencial ainda não explorado na Amazônia e que está em risco quando o ser humano não dá a merecida importância, como a Dorothy o fez. Difusão de informações em canais de comunicações ou através do ensino escolar se mostram alternativas que levam a um ganho de adeptos a defesa da natureza. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e delimite as discussões)
Uma maior consciência ecológica leva ao entendimento da riqueza que a natureza proporciona, levando a um cuidado perante ela. É necessário a preservação para que possamos (Evite ideia de primeira pessoa) gozar de suas riquezas para então um maior equilíbrio ecológico, respaldando-se nas palavras do filosofo Aristóteles (Dois pontos) ''Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso''.
Posto isso, a real situação em que a Amazônia se encontra deixa evidente que sua potencialidade bio-diversa (biodiversa) se encontra em zona de perigo, por causa, dentre outras ações das queimadas e dos desmatamentos (Problemas na construção de sentido). Majoritariamente os motivos são falta de consciência e de conhecimentos por parte da população de forma geral de que o dinheiro não supera a vida, usando de veículos de disseminação dessas concepções consegue-se uma harmonização homem-natureza. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |