No ano de 2019, as queimadas da Floresta Amazônica têm recebido grande atenção nacional e internacional, o que não poderia ser diferente, pois esses incêndios geram conseqüências a nível mundial, acarretando impactos negativos a todos,incluindo o nosso (Evite ideia de primeira pessoa) ecossistema e também contribuindo para o aquecimento global. (Reestruture as discussões iniciais)
Estudos apontam que uma queimada até certo ponto é benéfica para a evolução do ecossistema, contribuindo com o solo e plantas, como acontece no Cerrado, entretanto é válido ressaltar que ela pode ser prejudicial dependendo de alguns fatores como: a freqüência (frequência), a intensidade e o tipo de solo; (Vírgula) e com isso em mente, nem mesmo o Cerrado sairia ileso. O terreno úmido da Floresta Amazônica não é receptivo a receber a ação do fogo de forma constante e intensa como tem ocorrido. Dados do Greenpeace mostram um aumento de 145% de incêndios entre Janeiro e Agosto de 2019. Sendo um evento desastroso para todo o mundo. (As ideias precisam ser limitadas e mais articuladas, pois a abordagem está superficial)
Além disso, segundo pesquisa (Qual?), o Brasil está entre os principais contribuintes na emissão de gás de efeito estufa, estima-se que 50% do material queimado transforma-se nesse gás, contribuindo para o aumento da temperatura global e poluição. Afetando a saúde da população, as geleiras na Antárctica e provocando mais queimadas. (Abordagem superficial do tema)
Dessa forma é de suma importância a mobilização do governo para impedir as queimadas, combatendo o grilamento de terras, a exploração ilegal de madeira e revertendo o desmonte das políticas ambientais, (Sem vírgula) com leis mais firmes e fiscalização rigorosa para se fazer cumprir a Constituição, garantindo (Vírgula) assim, um bom futuro para a próxima geração. (Desenvolvimento superficial da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |