Os representantes da doutrina católica sempre se posicionaram contra o uso de métodos contraceptivos. Inclui, nesse rol, a camisinha. Mas, o Papa Bento, passou a considerar o uso do preservativo em alguns casos. Agora nos resta questionar: quais as implicações sociais dessa liberação?
É evidente que essa vedação, por parte da igreja, ao uso da camisinha, não estava sendo respeitada pela maioria da população. Nem mesmo os fiéis católicos a consideram um desrespeito aos dogmas religiosos.
A maior parcela de nossa sociedade tem consciência dos benefícios que o uso do preservativo nos traz. Campanhas governamentais de distribuição se avolumaram e, por meio da grande mídia, são divulgados os informes que esclarecem e incentivam sua utilização durante o ato sexual.
Por isso, essa pequena liberação papal vem se alinhar ao pensamento majoritário, cujo teor é proteger a saúde pública. Esse é o objetivo estatal e da sociedade, evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis, em especial a Aids, diminuindo os gastos públicos com saúde.
Assim, as implicações da liberação do uso da camisinha pela igreja serão mínimas, uma vez que sua utilização está dissiminada em nossa sociedade. Esse posicionamento de Bento XVI, ainda que parcial e tímido, incentivará todos os segmentos sociais, para que se intensifiquem políticas públicas voltadas à saúde pública.
Dados correção tradicional
NÃO SEPARE SUJEITO DE PREDICADO
DISSEMINADA
CUIDADO COM O EXCESSO DE VÍRGULAS
FOI REALMENTE LIBERADO? USE “POSSÍVEL LIBERAÇÃO”
COMENTÁRIO:
Você escreve bem e possui ideias coerentes. Procure sair do senso comum. Busque outras informações, exemplos e dados que enriqueçam a sua produção. Dê argumentos mais consistentes. Você é capaz de fazer um texto mais crítico e persuasivo. Leia mais!
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |