Capitalismo acabando com a biodiversidade

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/09/2019
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Ao analisar este trecho do poema: (Sem dois pontos) "No meio do caminho", do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, percebe-se que a sociedade ao longo do seu desenvolvimento, (Sem vírgula) encontra obstáculos, como o desmatamento e as queimadas, o que leva-se a pensar, (Dois pontos) qual a importância de preservar a Floresta Amazônica? (Delimite e articule mais as discussões iniciais)

Mormente, vê-se queimadas constantes na maior floresta tropical do mundo, a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) ocorre pelo alto consumo capitalista. Na atual sociedade do Brasil os indivíduos estão dispostos a tudo para obter lucro, para isso eles vão acabando com o que é considerado por muitos "o pulmão do mundo", pois, as árvores liberam oxigênio e também suam vapor d'água, a chamada evapotranspiração. (Relacione as discussões apresentadas com o tema)

Segundo uma pesquisa feita pelo Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), atualmente o número de focos de calor é 60% maior que há três anos atrás. Nesta floresta possui uma vasta biodiversidade, e até hoje ainda não se conhecem todas as espécies que nela habitam, algumas plantas já auxiliaram no tratamento de diversas doenças e com mais pesquisas pode-se descobrir muito mais. Esta é a importância de preservá-la. (Reelabore as discussões)

Portanto, é de suma relevância combater o desmatamento e as queimadas. Para preservar a Floresta Amazônica urge que o Ministério do Meio Ambiente (Vírgula) juntamente com a Polícia Ambiental e o Ibama, implante leis severas, por meio de punições e apreensões para aqueles que forem flagrados desmatando, com multas, muitos anos de detenção, total auxílio na tentativa de reconstituir a floresta, pois, o artigo 225, capítulo VI da Constituição da República diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Só assim as queimadas e o desmatamento serão amenizados significativamente. (Reformule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos