Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/09/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No universo ficticio do jogo online '' League of Legends '', o personagem Maokai, (Sem vírgula) protege a sua floresta de ameaças humanas como; (Sem ponto e vírgula) desmatamento e queimadas. No entanto, fora da ficção, o desmatamento e as queimadas são uma realidade na nossa (Evite ideia de primeira pessoa) floresta amazônica,que merece ser combatida para a melhor preservação da nossa floresta. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais)

Em primeiro lugar, a preservação da floresta amazônica é um fator essencial para a existência de diversos ecossistemas do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) planeta. De acordo com a diretora de ciências do IPAM ( Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia ), o crescimento do número de incêndios em 2019 não está ligado a fatores naturais. Diante de tal contexto, percebe-se que o aumento de queimadas vem sendo causado pela ação do homem, com objetivo de expandir a agropecuária (Vírgula) e principalmente a zona urbana. (Delimite e desenvolva mais as ideias apresentadas)

Fazer-se mister salientar, (Sem vírgula) a intensa produção ilegal de carvão vegetal na amazônia como um dos impulsionadores do desmatamento na floresta. A falta de fiscalização do IBAMA ( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e de punições mais severas perante a lei para quem realiza esse crime, faz com que criminosos expandam ainda mais as áreas desmatadas por meio da extração ilegal de carvão vegetal,provocando queimadas e desmatamentos que deixam rastros de destruição por vários hectares, deixando a beira da extinção de diversos tipos de árvores,vegetais e animais que residem amazônia. (As discussões precisam estar mais articuladas com o tema)

Por tanto Portanto, soluções consideráveis e eficazes devem ser tomadas para a melhor preservação da floresta amazônica. Uma plausível solução seria o MMA ( Ministério do Meio Ambiente) instituir nas áreas de maior desmatamento e focos de incêndios profissionais que possam fiscalizar e punir organizações (Vírgula) e pessoas que fazem extrações ilegais de recursos naturais, e a criação de programas de reflorestamento por meio do IBAMA, a fim de que o desmatamento e as queimadas sejam amenizadas,e a floresta amazônica sobreviver a essa realidade sombria. (Reformule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos