Consumismo e Meio Ambiente

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/09/2019
Nota tradicional: 340
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitas são as mudanças percebidas a partir da Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX. Com o avanço tecnológico o consumismo foi aumentando e causou grandes impactos ambientais, tais como: a exploração de recursos naturais como também uma maior produção de lixo (Relacione melhor essa ideia). Tendo como autor dessa problemática, (Sem vírgula) a sociedade. Logo é evidente a necessidade de reverter essa situação.

Primordialmente, é válido destacar que a exploração de recursos naturais tem crescido significativamente, e a grande protagonista são as indústrias. Sendo ela responsável por produzir resíduos prejudiciais ao meio ambiente. Contaminado assim os rios, o ar, as florestas e também os seres que habitam no ecossistema terrestre. Logo é evidente como essa situação deve ser mudada. (Como essa discussão está relacionada com o tema? Reestruture a discussão)

Além disso, é importante destacar que, (Sem vírgula) a produção em massa de lixo estar está intrinsecamente ligadao consumismo humano. De acordo o (Pnuma)  (Desenvolva a sigla) estima-se que a produção de lixo no mundo deve ter um aumento de 1,3 bilhões de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025. E esses problemas são efeitos de hábitos não cociente consciente. Assim, esse é outro fator preocupante sobre essa situação. (Não está de acordo com o tema)

Mediante ao exposto, medidas devem ser tomadas para combater o problema. Para isso o Ministério do Meio Ambiente de conscientizar a população sobre a prevenção ambiental, realizando projetos e palestras nas comunidades e nas escolas. Mostrar para indivíduo a real situação do problema exposto, divulgar a importância de ter um consumo consciente. Só assim começaremos (Evite a ideia de primeira pessoa) a reverter o índice de poluição no Brasil. 


 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 340 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos