Amazônia: o pulmão do mundo em chamas.

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/09/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde a revolução industrial o planeta tem transitado por drásticas mudanças ambientais, o meio ambiente tornou-se poluído por causa das fábricas e da produção em massa. Embora a floresta Amazônica seja a maior floresta tropical e possua uma vasta biodiversidade, a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade)(Sem vírgula) está sendo destruída pelo desmatamento e pelas queimadas. Para que haja a preservação da floresta é preciso combater o desmatamento e a ganância. (Reelabore as discussões iniciais)

Segundo, (Sem vírgula) o biólogo e cientista norte-americano Philip Feamside, sempre quando se desmata, há queimada, pois é uma maneira viável de se livrar de toda biomassa, além de ajudar na preparação do solo. Porém, tais queimadas a longo prazo podem destruir a vida do solo, já que a parte orgânica será prejudicada, criando-se uma dependência de adubos químicos para dar sequência aos cultivos. (Desenvolvimento limitado. Reestruture as discussões)

Ademais, a ganância tem aumentado os números de desmatamento, conforme disse o pesquisador e coordenador do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Alberto Waingort Setzer, todas as queimadas na Amazônia são de origem humana e elas podem ser propositais ou acidentais. Assim, a queimada proposital é realizada para a limpeza e preparação da área, para a pecuária e a agropecuária . Logo, a queimada acidental, (Sem vírgula) provém de razões naturais como: estiagem, temperatura, umidade relativa do ar comprometida e/ou ausência de chuva. (Reelabore e articule mais as ideias apresentadas)

Em suma, diante do grande número de desmatamento e queimadas, é preciso que o governo juntamente com o Ministério do Meio Ambiente tome medidas que possam preservar a floresta Amazônica. Tais como: a fiscalização mais rigorosa e com punições àqueles indivíduos que estiverem descumprindo as leis, ocasionando o pagamento de multa, o reflorestamento das áreas devastadas e a prisão em casos mais graves. Para que assim, (Sem vírgula) a floresta a qual é considerada o pulmão do mundo, seja preservada, e que sua imensa flora e fauna não sejam extintas. Assim, a ação iniciada no presente, (Sem vírgula) é capaz de modificar o futuro de toda a sociedade brasileira. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos