Desigualdade social uma realidade brasileira

Tema: Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/08/2019
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a teoria de Thomas Malthus, filósofo inglês no século XIX, a produção de alimentos crescia em progressão aritmética, enquanto o aumento da população crescia em progressão geométrica (Vírgula) o que resultaria em fome e miséria. Ademais, com a Revolução Verde, as práticas agrícolas foram aperfeiçoadas com o incremento da tecnologia na produção, assim contrariando a teoria de Malthus que se tornou obsoleta. No entanto, o cenário da fome ainda perdura na sociedade brasileira, (Sem vírgula) devido as disparidades socioeconômicas e a ausência de políticas públicas eficazes. 

Primeiramente, de acordo com o filósofo inglês, (Sem vírgula) John Locke, o contrato social entre o Estado e a sociedade é fundamental, uma vez que o primeiro garanta os direitos humanos essenciais para sobrevivência da população. Todavia, a realidade brasileira é divergente à teoria do cientista inglês, visto que o aumento da desigualdade e a situação de famílias em extrema pobreza têm aumentado nos últimos anos. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são mais de 800 milhões de pessoas em situação de miséria no país, sem acesso as mínimas condições dignas de sobrevivência. Esse estudo comprova a ausência do poder do Estado e a necessidade de investimentos para garantia das necessidades básicas de pessoas que não possuem recursos para se manterem. (Delimite e articule mais os argumentos)

Além disso, a desigualdade social no país é alarmante, fator que contribui ainda mais para fome e miséria como realidade para muitas famílias. Durante o período colonial as terras e os títulos de nobreza eram vendidos a preços exorbitantes, ou seja, somente quem possuía um elevado poder aquisitivo e que estava nas classes altas da burguesia na época era que conseguia comprar um latifúndio para plantar e colher. Tal realidade da história do país ainda reflete na atualidade, na qual a concentração de terras é evidente e fortalece a falta de acesso à terra para pessoas que não possuem condições de comprá-la. Outro fator importante, (Sem vírgula) é a diferença da renda no país e os efeitos negativos da crise financeira, como o desemprego que maltratam ainda mais a população. (Como as discussões apresentadas se relacionam com o tema? Reflita e reestruture as ideias)

É evidente, portanto, a desigualdade social brasileira, logo é necessário o estabelecimento de medidas para combater esse estigma no país. Ademais, a participação do Poder Público, por meio de investimentos em políticas públicas que garantam as necessidades diárias de famílias em extrema pobreza  (Vírgula) contribuirá para o fim da fome na sociedade. Outrossim, a criação de projetos com o incentivo à agricultura familiar, através da disponibilização de verbas pelo Estado (Vírgula) amenizará a falta de acesso ao alimento, pois esse setor cultiva plantações para o abastecimento interno das cidades e estados. Logo, tais medidas aliadas irão garantir os direitos humanos necessários para uma vida digna dos brasileiros. 


 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos