Enquanto a palavra fome nos dias atuais está sendo usada mais no sentido metafórico, significando um desejo ou ambição, não devemos (Evite ideia de primeira pessoa) ignorar o seu sentido literal, privação de alimentos, que ainda é um dos maiores problemas da atualidade. (Desenvolva mais as discussões iniciais)
Um dos agravantes desse problema é a má distribuição de renda, principalmente nos países pobres e subdesenvolvidos, pois enquanto uma pequena parcela da população vive no luxo, ostentando refeições que valem mais do que um salário mínimo, uma boa parcela não consegue fazer mais do que duas refeições por dia, tampouco suprir as necessidades básicas de calorias para uma vida saudável. (Como esse contexto está inserido no Brasil? Explore essa discussão)
Antigamente o maior obstáculo em relação a fome era não haver produção de alimentos suficientes para toda a população (Apresente fatos que possam evidenciar essa ideia), mas com os avanços tecnológicos e científicos, (Sem vírgula) a produção de alimentos hoje é mais do que suficiente para acabar com a fome no mundo. (Desenvolvimento limitado das discussões apresentadas)
Entretanto, como a taxa de desemprego continua a crescer em países como o Brasil, uma parcela da população se vê obrigada a sacrificar alimentos saudáveis por uma maior quantidade de alimentos prejudiciais à saúde se consumidos com frequência, por serem mais baratos. (Reveja e reformule a discussão apresentada nesse parágrafo)
Tendo em vista isto, cabe aos órgãos competentes do governo reduzir impostos nos alimentos de origem natural, tornando-os mais acessíveis à população com baixa renda, bem como auxiliar financeiramente pessoas em situação de extrema pobreza, além de implantar programas de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho para estas pessoas.Ademais, também promover campanhas e palestras sobre alimentação saudável. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e mais articuadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |