A carteira da fome

Tema: Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/08/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A segregação social é discutida desde que o homem passou a se impor como líder, apropriando-se da autoridade da autoridade, e dessa forma usufruir do poder lhe (Problemas na construção de sentido) fornecido. Sendo, portanto, o privilégio na mão de poucos e a sua falta para boa parte da população. Dito isso, um dos retratos que evidencia a desigualdade, com ênfase no Brasil, é a fome da população. Essa, não pela falta de alimentos (Sem vírgula) mas pela carência de oportunidades ofertadas à sociedade. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser reelaboradas)

Com base em fatos históricos, (Sem vírgula) são diversos os movimentos sociais que pautam a desigualdade, como a Revolução Francesa em 1789, que presava por ideais de igualdade, liberdade e fraternidade. Lema esse, (Sem vírgula) que serviu de exemplo e encorajamento para muitos outros movimentos sociais que vieram surgiram ao redor do mundo. No contexto em vigência, vê-se uma ruptura desses valores (Vírgula) uma vez que, de fato, há uma disparidade entre as classes. (Como as ideias apresentadas nesse parágrafo se relacionam com o tema? Reflita e reestruture)

A Constituição Brasileira de 1988, (Sem vírgula) garante que o acesso a alimentação é um direito de todo o ser humano. Desde então, diversas políticas são aplicadas em âmbito agrário, pecuário e industrial, afim a fim de que o fornecimento alimentício possa suprir a demanda populacional do país. Contudo, ao produto final são acrescidas excessivas taxas que pesam no bolso dos consumidores de baixa e/ou média renda (Vírgula) os quais resultam na maior parte da população. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Vale frisar que o Brasil é um dos países que mais desperdiçam alimentos, ou seja, aqueles que possuem uma alta renda são os que têm mais oportunidades de compra (Vírgula) e ainda sim os que mais estragam alimentos (Reelabore essa ideia). A oportunidade de uma escolaridade básica, descente e acessível, aos mais necessitados é baixíssima. Tudo isso favorece as altas taxas de desemprego e, como consequência, a falta de capital para a compra de alimentos. (Articule melhor as ideias apresentadas. Desenvolvimento superficial)

Em suma, as taxas de inanição no país são resultados da falta de investimentos e oportunidades profissionalizantes que poderiam ser ofertadas gratuitamente ainda no ensino médio dos jovens, que agregam valor ao currículo e encaminham o indivíduo para vagas de emprego ainda antes de iniciar a carreira como ele bem desejar. Tudo isso traz maiores chances não só na vida financeira do empregado (Vírgula) mas aumenta suas experiências para um próximo emprego, seja ele qual for: empregado ou empregador. (Reformule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos