FOME: falta de empregos e humildade humana

Tema: Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/08/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o dicionário Aurélio, fome significa grande vontade ou necessidade de comer (Use aspas para demarcar a ideia de outrem). De maneira análoga ao cenário de fome no Brasil, a desigualdade social é fator preponderante para a pobreza causada também pelo desemprego. Nesse sentido convém analisar as circunstâncias e possível solução para o fim da fome no país. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Em primeira análise, vê-se que o 3° artigo da República Federativa do Brasil (?), (Sem vírgula) dispõe que um dos seus objetivos é irradicar a pobreza e a marginalização (Vírgula) e reduzir as desigualdades sociais e regionais. De forma oposta as leis existentes não vigoram (Problemas na construção de sentido), pois, existe uma realidade onde (Reveja pronomes relativos) grande parte da população tem pouco e outra parcela menor tem muito. É inadimissível que uma pessoa gaste milhões em um vinho importado e outras passem fome por não ter dinheiro. (Reformule as discussões apresentadas nesse parágrafo. Abordagem superficial do tema)

Igualmente, destaca-se que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aproximadamente 13 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Assim tem-se que, (Sem vírgula) quanto mais desempregados haver, o índice de pessoas passado fome só aumentará, (Sem vírgula) por não terem dinheiro para comprar o alimento. É intolerável que uma parte da sociedade (Vírgula) que tem maior nível de vida, aceite e veja essa situação de forma tão normal sem se incomodar com a realidade de miséria vivida por muitas pessoas. (Evite esse tipo de construção)

Entretanto, o governo federal deve reunir-se com representantes de estados ou regiões, (Sem vírgula) para poder desenvolver soluções para probreza. Assim (Vírgula) por meio de políticas públicas criar projetos como: programas sociais eficazes e programas de empregos junto à grandes empresas. Espera-se (Vírgula) com isso, diminuir o índice de pessoas passando fome no país. (Reelabore a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos