No começo da revolução industrial sabe-se que com o acúmulo de capitais,a burguesia inglesa investiu na indústria e com isso substituiu a mão de obra humana por máquinas. (Desenvolva as discussões iniciais de acordo com a proposta do tema. Formule a tese)
Com isso,as pessoas que saiam do campo e iam para as cidades, (Sem vírgula) passaram a exercer serviços puxados, (Sem vírgula) e viver em condições precárias. Como trabalhavam demais e recebiam pouco, isso foi gerando uma grande desigualdade social ,que mais tarde a sociedade foi dividia em classes sociais . (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões de acordo com a proposta)
Da mesma forma foi oque o que ocorreu na crise da Europa , século XIX, quando o número de desempregados era alarmante , oque o que gerou um aumento de fome . Karl Marx dizia a respeito de que o capitalismo geraria crises recorrentes , e é oque o que está acontecendo nos dias atuais . Oque O que (Reveja elementos coesivos) ocasiona essas crises são os donos de produção que ganham em cima dos trabalhadores , que por consequente gera uma desigualdade de renda , que causa falta de dinheiro para compra de alimentos. (Reformule as discussões apresentadas)
Igualmente , pode-se trazer estas crises exteriores para o Brasil , que segundo pesquisas , consta-se que mais de 5 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Por ser um país que tem um extenso território com potencial agrícola , estes números são elevados. A região nordeste é a que mais sofre em questão da fome , pois lá o clima é seco , chove com pouca frequência , (Sem vírgula) e isto é prejudicial para as lavouras , lugares onde se produzem alimentos, e o solo fica péssimo para o plantio , e entre outros . (Reformule as discussões apresentadas)
Conclua-se Conclui-se , (Sem vírgula) que a fome vem com a falta de emprego , que gera uma grande desigualdade social,como citado acima . Com isso o Estado deve fazer campanhas contra a fome e incentivar a doação de cestas básicas para as famílias mais carentes , uma outra forma é investir no solo para o plantio nas regiões agrícolas ,principalmente no nordeste . A desigualdade ocorre há muitos anos , porém vem ganhando força a cada dia , se não procurar a ajudar o próximo com o pouco que tem (Evite esse tipo de construção) , a fome vai dominar o mundo e isso geraria conflitos maiores entre as nações potentes . (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
O modo como as discussões foram desenvolvidas confere uma fuga ao tema. Dessa forma, delimite e desenvolva as ideias de acordo com a proposta do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |