Fome no Brasil: Os Resquícios do Dinheiro na Mão de Poucos

Tema: Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/08/2019
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fome é um problema de caráter mundial que vem gerando reflexões a respeito, e que tem diminuído desde os anos 2000. Entretanto, apesar da sua diminuição, ainda faz parte da realidade de muitas famílias; (Melhore a construção de sentido) é um espelho do cenário atual brasileiro, onde no qual pessoas pós-graduadas buscam esperançosamente por um emprego - pois o mercado de trabalho reflete a situação econômica do país - e onde (Cuidado com o "ondismo" no texto) as desigualdades crescem como nunca.(Como essa discussão se relaciona com o tema? Reflita e reestruture)

Na internet, frequentemente, alternativas milagrosas são apresentadas aos nossos (Evite ideia de primeira pessoa) olhos como o “6 em 7”, onde se promete conseguir 6 dígitos na conta bancária em 7 dias; além da famosa Bettina, que fazia propagandas no YouTube, e que investiu pouco dinheiro (relativamente) e obteve um ótimo retorno financeiro. Diante da decadente situação financeira do Brasil, propostas desse tipo aparecem como uma saída, mas contribuem ainda mais para um país desigual. (Reelabore as discussões apresentadas)

Isso porque, (Sem vírgula) é gerada uma concentração de renda, que é um dos fatores determinantes para o crescimento das desigualdades econômicas; (Vírgula) enquanto ocorre essa concentração, (Sem vírgula) não há uma distribuição de dinheiro proporcional nos diversos ramos da sociedade. Essa falta de distribuição dificulta o comércio e o próprio desenvolvimento do modelo capitalista;(Vírgula) há a dificuldade na geração de novos empregos e no mantimento dos já existentes. (Reestruture as discussões, pois a abordagem está superficial)

Desempregados, a parte da população brasileira que hoje chega a 13 milhões, possuem uma família para sustentar e despesas. Muitas vezes, (Sem vírgula) não tiveram o acesso que deveriam à educação – o que dificulta ainda mais na inserção no mercado de trabalho. Com isso, enfrentam dificuldades financeiras, (Sem vírgula) que podem evoluir para a fome. Sem contar na parcela de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza, e que pouco podem fazer para mudar essa realidade. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite as ideias que estejam de acordo com o tema)

Diante dos fatos expostos, para haver uma diminuição da fome, que é, também, uma das consequências do desemprego, é necessário haver um incentivo do governo para a abertura de novas vagas de emprego e melhora na economia. Para isso, deve haver uma fiscalização geral acerca da origem e do que pode causar o dinheiro em determinadas situações, e, consequentemente, uma melhor distribuição das riquezas do país. (Proposta superficial)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos