Fome;um retrato da desigualdade social no Brasil

Tema: Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/08/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desigualdade social: uma realidade totalmente transparente se tratando do Brasil. Acarreta sérios problemas sociais como a fome que retrata bem o reflexo desta assimetria social na sociedade. Deparar-se com pessoas pedindo ou até mesmo roubando e furtando é quase uma cultura nas ruas,consequência da falta de amparo e atênção atenção governamental,em diversas áreas, para com tais pessoas. (Reestruture as discussões iniciais)

Logo,mesmo aqueles da alta classe não escapam desta realidade ao saírem de suas casas luxuosas e vidas ''perfeitas'' para as ruas do Brasil.Em Fortaleza,capital do Ceará,no nordeste brasileiro,por exemplo (Vírgula) já são mais de 204.177 famílias na extrema pobreza,de acordo com registros no cadastro único da cidade.A falta de emprego,dinheiro e conhecimento(educação)vem fomentando a atual situação do país. (Desenvolvimento limitado)

Apesar de uma redução,dos anos 2000 para os dias atuais,de quase 20% no quesito fome,ainda é possível melhorar através de políticas públicas mais eficientes,dando amparo e possibilitando acesso à comida,já que 1/3,aproximadamente 1,5 bilhões de toneladas,de toda comida produzida no mundo é disperdiçada ou se perde no transporte. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões)

Concluí-se,com todos esses dados,que o sistema no Brasil é falho quanto a distribuição dos recursos e a falta da devida atênção direcionada aos mais necessitados.O governo precisa implementar políticas públicas mais eficientes para a população pobre,maioria no país,dando amparo,abrigo e possibilitando acesso à comida.Fazer jus a Constituição Federal que preza pela dignidade humana,usufruindo corretamente dos recursos do Estado. (Reformule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos