Oportunidade e acessibilidade

Tema: Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/08/2019
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fome afeta grande parte do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, (Sem vírgula) devido a diversos fatores como desemprego, pouca acessibilidade e falta de oportunidade para a educação. (Desenvolvimento superficial das discussões iniciais. Apresente a tese)

A desigualdade social existe há muitos anos e se adere especialmente no Brasil, a situação de crise econômica afetou a população de uma maneira a chegar a extrema pobreza, assim então aumentando a desigualdade e diminuindo as chances de se recuperarem da classe baixa. (Reelabore as ideias apresentadas)

 

 

 

 

É necessário o governo abrir espaços para os menos privilegiados, como: negros, LGBTK+, pcd (pessoa com deficiência), pobres entre outros (Como essa discussão se relaciona com o tema?). Acessibilidade e exclusividade a essas pessoas traria uma recuperação maior da estabilidade econômica e (Vírgula) logo, a igualdade social. E a inserção de novas Leis exigindo a empregabilidade de pessoas de classe baixa e extrema pobreza nas empresas, abrindo de tal forma oportunidades de qualificações profissionais e pessoais. (Reelabore a proposta de intervenção)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos