Perplexidade e resistência

Tema: Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/07/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A reforma da previdência social no Brasil, (Sem vírgula) é uma mudança estrutural que visa a implementação de medidas legislativas que vêm alterar substantivamente substancialmente a legislação previdenciária no país. (Desenvolva mais as discussões e apresente a tese)


Repercute-se na sociedade a forma com que a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) é instituída e elaborada. Desse modo, é de total importância salientar que este processo é refletido no meio social. Ainda convém lembrar, (Sem vírgula) que, (Sem vírgula) as reformulações previdenciárias são constituídas a partir de convicções partidárias e congressistas. Portanto, a população não tem poder de voto ou escolha sobre o dado assunto, que é de tamanha importância para a comunidade e para o país. (Reformule as discussões)

 
De acordo com o pai da psicanálise, Sigmund Freud, (Dois pontos) “o novo sempre despertou perplexidade e resistência”. Sendo assim, enfatiza-se a forma com que as medidas legislativas são instituídas dentro da sociedade civil. (Desenvolvimento limitado)


Em vista dos argumentos apresentados, (Sem vírgula) é plausível refletir sobre essa problemática e a forma com que as medidas legislativas são empregadas dentro da sociedade. A partir disso, entende-se que todas as medidas coletivas devem ser ponderadas a partir do princípio do bem comum de Platão (Ideia não desenvolvida ao longo do texto). Logo, nesse pressuposto confere-se que todo poder emana do povo, e em seu nome deve ser exercido. (Proposta superficial)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos