A importância da reforma no sistema previdenciário brasileiro:

Tema: Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/07/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A reforma da previdência é uma das questões mais polêmicas da atualidade. A necessidade de fazê-la vem do fato de que o país com o atual sistema não terá recursos para suprir os salários dos aposentados e pensionistas, que serão maioria em relação à população ativa. As principais potências também sofrem com este entrave, (Sem vírgula) por falta de planejamento e precauções a respeito. (Apresente a tese) 

Em tese a nova previdência aumentará o tempo de contribuição do trabalhador. De acordo com o site UOL (Vírgula) o estabelecimento de um tempo mínimo de 20 anos de encargo, além da diminuição das pensões e de auxílios, pode acarretar em mais problemas sociais, como a pobreza e ainda a redução salarial. Do mesmo modo a desproporção dos salários e o alto custo de vida do país agravam o quadro. (Delimite e articule as ideias apresentadas)

Por outro lado, de acordo com o jornal “Estadão” esta PEC (Desenvolva a sigla) será positiva porque criará alíquotas adaptadas à faixa de remuneração, fazendo com que os grandes receptores paguem maiores contribuições. Ademais, as alíquotas terão validade de 20 anos, de forma que se o déficit for resolvido a cobrança poderá ser interrompida. (Desenvolva mais as discussões)

Diante disso o governo deve tomar medidas como a redistribuição de renda, de modo que os servidores recebam salários justos e igualitários, ajustar os impostos de acordo com a renda familiar, diminuir os tributos da cesta básica para que os consumidores de baixa renda possam comprar mais e movimentar a máquina financeira e, por último, mas não menos importante o investimento na fiscalização de empresas, com o intuito de eliminar a sonegação fiscal. (Proposta superficial)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos